banhos de descarga para varias finalidades
- Banho de descarrego: é banho forte – Fumo, Cachaça, Sal Grosso, etc.
- Banho de descarga é mais pesado, pode ser com pólvora, cachaça, fumo, alho, álcool, comigo ninguém pode, açoita cavalo, espada de são Jorge, vence demanda, guiné, arruda, ele afasta o obsessor.
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- O Banho de Limpeza é mais leve.
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- O Banho é sempre do pescoço para baixo, porque você já tem o seu Pai e sua Mãe (Orixás), a cabeça é sagrada, só deve ser colocada a mão do Pai ou Mãe de Santo.
- Na cabeça só banho de Oxalá, a não ser que a entidade mande, mas deve perguntar a Mãe ou Pai de Santo.
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- O Sal Grosso é um Banho que não deve ser usado com frequencia porque vibração, é uma faca de duas pontas, pode descarregar ou conservar a vibração. Deixe sempre que a entidade dê a receita, porque ai ela estará estará se responsabilizando pelo trabalho a ser feito.
- O Sal Refinado, se a entidade receitar, deve ser esfregado no corpo, serve como uma bucha tirando as impurezas.
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- O Banho de Guiné: erva de Oxalá, mas pega também Preto Velho e Exú.
O guiné com arruda é Banho de Descarrego de Preto Velho.
BANHO PARA QUEBRAR FEITIÇO
Ferva, Arruda, Alecrim, Aroeira, Macaçá, Pinhão Roxo, Guiné, Eucalipto, Benjoim, Cravo da Índia, 3 sementes de olho de boi, Dandá da Costa, Espada de São Jorge, Comigo ninguém pode, Erva de São João, Erva de Bicho, Manjericão miúdo, Folha de Bambu, Erva Santa Maria e Louro. Após o banho de higiene banhe-se dos ombros para baixo, ponha uma roupa clara e vá repousar. Repetir este banho por 3 dias seguidos.
Banho de Defesa
21 cravos da Índia
7 paus de canela
3 folhas de louro
Ferva 2 litros de água, coloque os ingredientes, desligue o fogo e abafe.
Jogar do pescoço para baixo, recolher os ingredientes e jogá-los em água corrente. O banho deve estar frio ou pelo menos bem morninho
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Banho de caboclo
cipó caboclo, guiné milome zumbi, negra mina, cinco chagas , algrim do campo.
Este banho é para ser tomato cantando o pto de oxosse após tomar esse banho fervido ser despachado em agua corrente (rio) .
Situações: demandas ou depressão fazendo a chamada para oxosse levantado tuda a triseza ou demanda .
Banho de defesa
erva de xango , santa barbara , louro rosas vermelhas palma de santa rita , alegrim do campo espada de são jorge.
Estas ervas devem após o banho deixar secar devem ser queimadas com incenso beijoim e mirra .
Dizendo: fogo de deus fogo celestial fogo sagrdoque toda a impureza queima e destroi em nome do pai do filho e do espirito santo que a santa divina trindade queima e destroi e reduz a nada todos influências assim como todo o mal
assim seja .
Esse banho fazer em situação que a pessoa estiver sendo perseguida .
Hiercarquia de caboclos
Os guias menores são os que representan aqui na terra em seu plano fisico e astral o guia ancestral .
Os sete guias menores da vibração de ogum são:
caboclo ogum dilê
caboclo ogum rompe-mato
caboclo ogum beira mar
caboclo ogum malé
caboclo ogum megê
caboclo ogum yara
caboclo ogum matinata
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Abaixo dessas entidades temos os guias as seguintes são guias da vibração de ogum
Caboclo tira teima
Caboclo humaita
Caboclo sete ondas
Caboclo sete lanças
caboclo icaraí
Abaixo dentro dessa hierarquia sagrada temos os protetores
Caboclo espada dourada
Caboclo escudo dourado
Caboclo orai
Caboclo angare
Caboclo karatan
Atuação dessas entidades
Os guias menores dessa vibração via de regra não baixam podendo fazelo muito raramente .
Quando o fazem dão mensagens fortes que inpuncionam os filhos de fé para uma vida
mais ativa e ligada as coisas da fé tirando-os da inercia fisica e moral as intidades no grau de guias em geral baixam sendo no movivento umbandista juntamente com os protetores que comandam o maior numero de intidades que atuan na corrente astral da umbanda através da imcorporação.isto tudo significa que cada caboclo tem um superior que comanda uma falange
06
Os guias menores d vibração de oxosse
caboclo arranca toco
caboclo cobra coral
caboclo tupynamba
caboclo jurema
caboclo pena branca
caboclo arruda
caboclo arariboia
Tipos de mediunidade
Medium vidente
É um medium muito últil e raro nos trabalhos pois serve para ver espiritos que vibram nos mesmos ,os medium vidente descobrem a verdadeira indentidade dos espiritos manifestados e verificam se esta havendo mistificação .pode haver a videncia no ambiente no espaço ou distancia no tempo ou seja fato a ocorrer ou já ocorridos em outros tempos , a videncia normalmente se manifesta na infancia estendendo-se até a maturidade quando a mesma na maioria dos casos desaparece somente voltando quando o medium inicia seu desenvolvimento .
Medium alfativo
É um medium que tem facilidade de sentir a aproximação das entidades através do alfato .
Medium auditivo
A forma mais comum desta faculdade é a telepatia ou trasmissão direta de pensamento emoções ou impressões e uma forma não sensorial relativa ao cerebro ou parte dele chamado sensorio, sensações própria para transmitir comunicação entre duas pessoas ou mais o medium ouve sons ruidos etc...
Medium de desdobramento
É aquele que possui a faculdade de aparecer ao mesmo tempo em dois lugares ao mesmo tempo em lugares diferentes em atividade normal ou no sono .
Podendo ocorrer por ocasião de emoção violentas agonia de morte doenças graves ou espontaneamente através de materialização da alma.
Medium transporte
É aquele que possui a faculdade de atraves da concentração transporta-se para outro lugar isto é em transe sua alma se afasta do corpo e vai a lugares distante mas não se materializa permanecendo invisivél para os demais .
Linhas e falanges
Oxala
caboclo urubatão d guia
caboclo guaraci
caboclo guarani
caboclo aymore
caboclo tupi
caboclo ubiratão
caboclo ubirajara
linha de ogum
caboclo ogum dilé
caboclo rompe mato
caboclo beira mar
caboclo ogm megê
caboclo ogum yara
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caboclo ogum matinata
linha de oxosse
caboclo arranca toco
caboclo cobra coral
caboclo tupinamba
caboclo pena branca
caboclo arruda
caboclo arariboia
linha de xango
xango pedra preta
xango sete cachoeira
xango sete pedreiras
xango sete montanhas
xango pedra branca xango curisco
linha de yonira e nomes de pretos velhos
pai guiné
pai congo de aruanda
pai arruda
pai tomé
pai benetito
pai joaquim
vovó maria conga
pai joaquim da anola
pai joaquim do congo
08
tia maria
vovó maria redonda
vovó cambinda
vovó luiza
vovô rei do congo
vovó catarina d angola
linha de cosme e damião
tupanzinho
ori
damião
yari
doum
pedrinho
yari
SÃO AS SEGUINTES AS LEGIÕES DE XANGÔ:
SÃO AS SEGUINTES AS FALANGES DE XANGÔ:
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Falanges dos caboclo
Caboclos de ogum
aguia branca , aguia dourada , aguia solitaria, arariboia, beira mar caboclo de mata, caiçaras,guarani, ipofucan, itapoã, jaguare, rompe aço, rompe ferro, rompe mato, rompe nuven , sete matas , sete ondas , tabajara, tamoio tupiruplata , ubirajara .
Caboclos de xango
arruda, caboclo do sol caja caramuru caboclo girasol, coitacoz sete caminhos , janguar, jupana, mirin , sete cachoeira, sete estrela, sete luas , sete montanhas, tupi treme sultão das matas, cachoeira, urubatão.
Caboclos de oxosse
arruda , aimore, boiadeiro, caçador, flexeiro folha verde, guarani, mata virgem ,pena azul, pena branca, pena verde, pena dourada, rei da mata junco verde , serra azul , tupinamba .
Caboclos de iança
bortira, jussara, jurema, japotira, ivotice, raio de luz , potira .
Caboclos de iemanja
caboclo da praia ,estrela dalva , guaraciba, janaina, jandira, joci, sete ondas sol nascente .
Caboclos de oxum
iracema, yara, imoia, jaceguaia, jurema, estrela da manha tunue mirim etc..
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caboclos mais raros
cobra coral
pena branca
tupinamba
jurema da palma
pena amarela
aguia dourada
sete flexas
ventania
arariboia
ubirajara
sete cachoeira
tira teima
caboclo roxo
pena azul
junco verde
xango pedra branca
sete estrela
07(sete) Linhas de Umbanda
A Umbanda se divide em 07(sete) linhas que são assim classificadas:
1ª Linha de Oxalá ou Linha de Santo
- Nesta linha as falanges são de Santo Antônio, São Cosme e Damião, Santa Rita, Santa Catarina, Santo Expedito e São Francisco de Assis. Esta linha é responsável por desmanchar os trabalhos de magia.
2ª Linha de Yemanjá
- Tem falanges das sereias que tem por chefe Oxum. Ainda nessa linha temos a falange das ondinas chefiada por Nanã; falange das caboclas do mar; Indaiá da falange dos Rios; Yara dos marinheiros e Tarimã das Calugas-Caluguinha da Estrela-guia.
3ª Linha do Oriente
- Subdividida pelas falanges do Hindus, dos médicos, dos árabes, chineses, oriente, romanos e outra raças européias.
.
4ª Linha de Oxossy
- Dividida nas falanges de Urubatão, Arariboia, Caboclo das 7 Encruzilhadas, Águia Branca e muitos outros índios chefes falangeiros que protegem contra magia, dão passes e ensinam o uso das plantas medicinais.
5ª Linha de Xangô
- Dividida nas seguintes falanges: falange de Yansã, do Caboclo do Sol, Caboclo da Lua, Caboclo da Pedra Branca, Caboclo do Vento e Caboclo Treme-Terra.
6ª Linha de Ogun
- Dividida nas falanges de Ogun Beira-Mar, Ogun Iara, Ogun Megê, Ogun Naruê, Ogun Rompe-Mato, esta linha protege os filhos contra as brigas, lutas e demandas.
7ª Linha Africana
- Dividida nas falanges do Povo da Costa, Pai Francisco, Povo do Congo, Povo de Angola, Povo de Luanda, Povo de Cabinda e Povo de Guiné, eles prestam caridades e orientam os fiéis para a prática do bem.
Os caboclos de acordo com os planos
Pre -estabelecido na espiritualidade maior chegam até com mais alta sublime missão de desempenhar tarefas importante por serem espiritos muitos evoluidos esclarecidos e caridosos.
Espiritos que foram medicos ciêntistas sabios professores enfim pertecem a diversas classes sociais ,os caboclos vem auxiliar na caridade do dia a dia aos nossos irmãos enfermos espiritualmente e materialmente por razão a grande maioria de caboclos e pretos velhos foram determinados por oxala para serem guias chefes dos medium ou melhor representar seu orixa de cabeça do medium umbandista.
Na umbanda não existe demanda de um caboclo para outro a demanda podera existir de um caboclo para com kiumba ou até mesmo de um exu sem ou pouca luz
espiritual.
Preto velho de xango
são raros contudo devemos conhecelos sua imcorporação e rapida como os de ogum assim como os caboclos de xango trabalhan para causas de prosperidade solida bens, como casa própria , processo na justiça , realização profissional.
Passam seriedade em cada palavra dita cobram muito de seus medium e consulentes , não admitem erros e mintira
O filho que segue a risca tudo encinamento de seu pai ou preto velho só tem a ganhar .
A umbandas tem origens variadas
Em meio as festas nas senzalas os negros escravos comemoravam os orixas por meio de santo catolicos .
Nessas festas eles incorporavam seus orixas mas também começavam a imcorporar os espiritos ditos ancestrais como pretos velhos ou pai velhos que não eram antigos babalaos e babalorixas pois esses são culto de egunguns em itaparica bahia e nem iyalorixas pois esses cultuados nos cultos das iyas eram antigos pais e mães de senzalas escravos mais velhos que sobrevieram a senzala e que em vida eram conselheiros e sabiam as antigas arte da religião da distante africa que iniciaram a espiritualidade para alivio do sofrimento material daqueles que estavam em cativeiro .
Com os escravos foragidos forros e libertos pelas leis do ventre livre sexagenário e posteriormente a lei aure começou-se a montangem das tendas posterialmente terreiras.
A incorporação de guias também ocorreu em outras regiões como no candomble de caboclos desde 1865 as primeiras manifestação de caboclos boiadeiros , marinheiros , crianças , e preto velhos aconteceram dentro do candomblé de caboclos no catimbó e em centros espiritas onde não eram aceitos e muits vezes expulsos ou pedidos a se retirar por serem vistos como espiritos não evoluidos ou mesmo como obsseres.
Diz essa versão que zelio em 15 de novembro de 1908 acometido de doença misteriosa teria sido levado a federação espirita de niteroi em determinado momentodos trabalhos da sessão espirita manifestou-se em zelio espirito que dizian ser de um indio escravo , o diferente da mesa pediu que se retirasse por acreditar ue não passava de um espirito atrasado .
Mais tarde naquela noite os espiritos se nomearam como caboclo sete encruzilhada e pai antonio no dia seguinte 16 de novembro as intidades começaram a atender na residencia de zelio todos aqueles que necessitavam e posteriormente fundaram a tenda espirita nossa senhora da piedade .
Essa nova forma de religião inicialmente foi chamada de alabanda mas acabou tomando o nome de umbanda uma religião sem preconceito que acolheria a todos que procuracem encarnados e desencarnados a união de todas as bandas .
No ano de 1908 data da fundação da umbanda os espiritos que trablhavam em uma linha chamada branca ( exu caboclos pretos velhos e catimbozeiro ) decidiram fundar uma religião que fugisse ao costumes camdoblecistas que não promovesse holocustos e que teria a função basica de cultuar somente orixas cujo sincretismo já existe e que prestasse acima de tudo a caridade funda-se a umbanda tendo como grande mentor o caboclo das 7 encruzilhadas.
A historia dos aficanos
Com o desembarque nas terras brasileiras a catequese por parte dos portugueses e holandeses foi marcante obrigando os africanos a se dedicarem única e exclusivamente a religião predominante na época o catolicismo .
Os africanos eram obrigados a jurar lealdade e amor a religião que fara imposta a eles mas por misterios até hoje desconhecidos tiveram a ideia de ligar os orixas que cultuavam aos santos catolicos ,fazendo assim um altar com os santos e santos para agradar aos senhores de engenho mais por baixo das imagens a maioria de barro existiam os axes e asssentamentos dos orixas que por eles eram cultuados .
Apartir desse momento nasce o sincretismo para os africanos ogum deus da gerra na africa a ligação a são jorge nas terras do sul no norte santo antonio tambem muitos guerreiros que também viveu na mesma época de são jorge.
Defumações
cosme e damião
Erva doce, cominho,cravo, noz noscada , coco seco ralado açúcar.
Essa defumação deve feita da porta de entrada para os fundos da casa .dizendo perfumo a minha casa em nome de deus e cosme damião para que entre pela minha porta a dentro prosperidade e fartura de pão
cantando: que a falange das crianças de cosme e damião tire as amarguraras e tristeza do meu pobre coração
a seguir por sobre uma mesa uma toalha branca dois pratos brancos e um pires contendo em cada prato e nos pires uma cocada branca e um pedaço de manjar branco e uma vela branca acesa agradecendo a fartura que vai entrar na casa .
Oração à Cabocla Jurema
Juremá, Linda Cabocla de Pena
Rainha da Macaiá
Ouve o meu Clamor.
Jurema me livra dos perigos e das maldades
Ô Cabocla, tu que és Rainha da folha
Nunca me deixe em falta
Que o teu bodoque seja sempre certeiro
Contra os que tentarem me destruir.
Jurema caminha comigo, ô Cabocla
E me ajuda nesta jornada da Terra.
Jurema que a sua força, junto com vosso Pai Caboclo Tupinambá
Me acompanhe hoje e sempre
Em nome de Zambi,
Salve a Cabocla jurema
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Oração de caritas |
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Deus, nosso Pai, que sois todo Poder e Bondade,
dai a força aquele que passa pela provação,
dai a luz aquele que procura a verdade,
ponde no coração do homem a compaixão e a caridade.
DEUS! Dai ao viajante a estrela guia,
ao aflito a consolação, ao doente o repouso.
Pai! Dai ao culpado o arrependimento,
ao Espírito a verdade, à criança o guia,
ao órfão o pai.
Senhor! Que Vossa bondade se estenda sobre tudo que criastes.
Piedade, Senhor, para aqueles que Vos não conhecem,
esperança para aqueles que sofrem. Que a Vossa bondade permita aos Espíritos consoladores,
derramarem por toda parte a paz, a esperança e a fé.
DEUS! Um raio, uma faísca do Vosso amor, pode abrasar a Terra;
deixai-nos beber na fonte dessa bondade fecunda e infinita,
e todas as lágrimas secarão, todas as dores acalmarão.
Um só coração, um só pensamento subirá até Vós,
como um grito de reconhecimento e de amor.
Como Moisés sobre a montanha, nós
Vos esperamos com os braços abertos,
oh! Bondade, oh! Beleza, oh! Perfeição,
e queremos de alguma sorte merecer a Vossa misericórdia.
DEUS! Dai-nos a força de ajudar o progresso, a fim de subirmos até Vós,
dai-nos a caridade pura, dai-nos a fé e a razão;
dai-nos a simplicidade que fará de nossas almas o espelho onde se refletirá a Vossa Santíssima
Assim é, e assim será!
Denominação na umbanda
Na concepção umbandista ogum exerce uma função paralela a que teve aqui na terra recebendo denominação equivaente a cada função.
Ogum naruê: vive nas matas em companhia de oxosse .
Ogum megê: uma especie de ogum das almas que vive nas portas da calunga pequena sendo portanto o guardião dos ciminterios .
Ogum matinata : isto e seguidor fiel da seita que incorpora o qual segundo se diz é rei da umbanda.
Ogum de ronda : que pode ficar nas entradas das casas nos lugares ernos e nas estradas dividindo-se por dividindo-se por lugares ao mesmo tempo como um fiscal da vida profona das pessoas e da vida espiritual nos terreiros .
Ogum sete espada : o lutador o guerreiro que se preocupa acima de tudo em defender os seus filhos de fé empunha constantemente a sua espada .
Ogum yara : que vive em companhia da rainha das aguas e vem cruzado com todos os caboclos da linha da agua seja no mar rios cachoeiras regatoas e fontes.
Ogum beira mar : é um dos mais importante sendo considerado patrono da umbanda trata-se de um ogum que vive a beira mar e trabalha em conjunto com a rainha da calunga grande mãe das aguas salgadas
Ogum rompe-mato: vive dentro das matas com oxosse deus das matas protege as pessoas que vivem ao redor das matas em geral desbravador das macaias -ervas e o abridor dos caminhos de seus fies trata-se de um do exigentes local para oferendas mata fechada .
Dias votivos na umbanda
Ogum narue: quinta-feira
Ogum toperima: todos os dias exeto sábado
Ogum megê : segunda-feira dia das almas
Ogum matinata : quinta-feira durante o dia
Ogum de ronda : terça-feira e quinta-feira
Ogum sete espada: terça-feira e quarta-feira em conjunto com iança
Ogum yara: sexta-feira
Ogum sete ondas : sexta-feira
Ogum beira mar : sexta-feira conjunto com iemanja
Ogum rompe mato: quinta-feira junto com oxosse
Doutrina
A alma ou espirito e seu significado o cerebro ou a inteligencia onde emperan a vontade o pensamento o livre arbitrio e o censo moral .
Corpo ou materia: é fisico que sustenta o espirito colocando em contato com o mundo exterior formando o eu.
Per-espirito : camada fluistica ou involuntaria leve e incolor intermediario entre espirito e a materia .
Exemplo pelo fato de existir a hiercaquia que se conhece sofre quio ao passo que outros evoluem esses espiritos evoluidos denominan-se entidades espirtuais quais a uns cem numeros deles esta ao encargo de dirigir diversos planos quer-espiritual e quer material por esta razão o mundo sofre o dominio dos espiritos e os homem na busca de possuir o que ele domina de livre arbitrio.
Por outro lado sofrendo a perseguição que lhe movem os espiritos das trevas surgem o que conhecem o denominativo da fatalidade na verdade esta em que todos nos somos dominados pelos espiritos seja desta forma ou daquela natureza e sabemos controlar suas manisfetações deixara de existir os caos guardados por aqueles a quem denominamos espiritos de luz .
O mundo sobrevivera helocaustos em quanto o curso das leis divinas tomora o seu divino rumo sera uma das razões porque a umbanda sera a futura religião do universo .
A humanidade conhecedora perfeita das forças espirituais procurara dentro do verdadeiro espiritismo o limite para suas aplicações a razão de ser sua prevenções e os caminhos que conduziram a morada do pai celeste estarem aberto pela força poderoza dos mentores guiados e orientados pelo verbo criador .
Nas irradiações das poderosas falanges os sublime pretos velhos caboclas e todos as maiorais da umbanda demram a sofrem a humanidade sofredora e consolador.
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Os medium o cruzamento e a lavagem de cabeça
Para que um medium possa trabalhar em um terreiro de umbanda é imprecindivél que ele pssa ter um bom desenvolvimento seja submetido ao cruzamento ao batismo e a lavagem de cabeça não convem que o cruzamento o atismo e a lavagem de cabeça sejam feito diante do publico como sessão ou cerimonias deveram ser feitas em ritual privado .que esteja em conformidade com a linha e as falanges dos guias e protetoresdos medium o ritual sera inicialmente com as preces de abertura ponto riscado e cantados tudo de conformidade com as linhas e falanges.
O cruzamento
É assim denominado porque é simbolizado pelas cruzes riscadas no corpo do medium e cantado um ponto do chefe da terreira diretor ou diretora espiritual , usando uma pemba branca faz sete cruzes da seguinte forma uma na testa , nuca,uma do lado superior esquerdo do peito, perto do pescoço uma em cada pé e mais duas sendo uma nas costas de cada mão.o chefe da terreira canta o seguinte em cruza em cruza em cruza este filho de umbanda em cruza em cruza em cruza este filho na lei da umbanda em cruza .
O Batismo
Devemos dizer que esta serimonia é levada e feito do modo seguinte o chefe da terreira senta-se tendo ao seu lado o padrinho e a madrinha , os quais devem se mediuns , o padrinho segura uma vela branca e a madrinha empunha a espada de são jorge .
O chefe da terreiro tem ao seu lado uma vasilha contendo agua benta benzida pelo padre o medium que vai se batizar ajoelha-se diante do chefe da terreira e os padrinhos e reza uma prece que dedica as intidades escolhidas para seus padrinhos espirituais e seu anjo da guarda , resada a prece acendese a vela e canta-se os pontos das entidades que o medium escolheu para ser padrinhos .
O padrinho tomado a vela faz uma cruz sobre a cabeça do afilhado entregando-lhe a vela que deve segurar com a mão direita a madrinha a seguir a madrinha faz uma cruz na cabeça com a espada de são jorge no seu afilhado a qual é entregue para o afilhado que segura na mão esquerda declarando batizado na lei da umbanda em nome de deus e filho da lei de umbanda .
As vezes acontece que as intidades escolhidas para padrinhos deixam os medium ao batismo como padrinhos corporais ssim confirmando sua presença na cerimonia , o batizado sente a presença fluistica das entidades que escolheu como seus padrinhos , nesse momento se as entidades estiverem pontos estes devem se cantados .o chefe da seus terreira dira os seus nomes 3 vezes e resara uma curta prece como se segue salve são genuario salve são genuario ,salve são genuario ,salve são genuario emplora a vossa proteção como padrinhos n lei de umbanda para nosso irmão dizer o nome do batizado.
Doutrina
A palavra caboclo vem do tupy karuska que significa da cor do cobre cobreado .espirito que se representa de forma forte com voz vibrante e traz as forças da natureza e sabedoria para uso das ervas .
Obortolá
Reino de deus
Pai filho espirito santo
Corte de oxala
Jesus cristo
Corte de oxum
Maria santissima corte de são gabriel corte de são joão batita
Arcanjo protetores
corte de são rafael corte dos anjos corte de são miguel
humildade na religião
Bater a cabeça e deixar o caboclo levantar ,levantando tudo de ruim esta sendo amparado.
Oque precisa o filho para conseguir luz seguir a dotrina subira degrau por degrau.
Incorporação: é o nivél superior de energia pura .
Branca; energia pura
Vermelho : força energia
Verde : esperança
Amarela : prosperidade.
Meditação: circulo com pemba branca paz pemba vermelha energia e força em jejum.
Cordão de prata
Sua necessidade somos eternos o corpo fisico forma de manisfestação carne materia corpo espiritual .
Psicosomo corpo espiritual
é divido em outros corpos energia maior leve suave cordão de prata .
Corpo emocional
holohacras os pontos energeticos somos 9 pontos principais na língua da umbanda iança nove chacras.
1 acima da cabeça
2 na testa energia frontal conhecido como terceiro olho
3 garganta
4 perto do coração lado esquerdo
5 altura do estomago boca do estomago
6 abaixo do umbigo
7 acima das genitais
8 ombro direito
9 no peito do pé
É psicomo tudo ligado todos os filhos são espiritos em vida depois da morte espiritos vivos .
No sono o espirito se desprende do corpo , o descanço da alma é quando se liberta no sono , a materia só fica doente se o espirito estiver doente chamado de corpo astral.
O significado das cortinhas
cada caboclo tem a sua cortinha da sua cor espiritualmente falando quando preparamos uma cortinha esta sendo colocada toda vibração do caboclo na hora do preparo seus segredos que só a intidade tem .
A cortinha serve para filho tomar quando estiver com algum mal estar ou problema espiritual .
Também para a intidade beber que esta trablhndo muitas vezes em missões ou esta encainhando um espirito sem luz para matar a cede do mesmo .
Nunca deixar a cortinha vazia.
Oração de são Cosme e são Damião
Deus de bondade e misericordioso , permiti que pela interseção dos gloriosos mártires , são Cosme e são Damião , e pelos martírios que passaram estes santos por amor de nosso senhor Jesus cristo pelos cruéis tormentos que os fizeram sofrer nas mãos e nos pés .
Pelas cadeias com os ataram pelo mar sagrado em que lançaram pelo anjo do senhor que morreram afogados pelo cárcere em que prenderam pelas cruzes que crucificaram ,elas pedras com que lapidaram pelas quatorze setes que os fecharam pelo precioso sangue que correu de suas cabeças pela decapitação e pela morte heróica que tiveram em honra de Jesus salvador possamos nós humildes pescadores,alcançar gloria do céu .
A vós imploramos , o glorioso mártires são Cosme e são Damião permiti que pela invocação de vossos nomes e pelas veneração de vossa santa relíquia possamos nós incluir entre a multiplicidade e prodígios das curas instantâneas de enfermidades graves e desesperadoras que praticaste como sempre fizeste em nome do senhor tanto assim que por estes grandes milagres.
Fostes pela santa madre igreja inscritos na lista daqueles santos cuja invocação é obrigatória para todos os sacerdotes na celebração da missa .assim concedei-nos o dom de merecermos a graça em nossos pedidos e sermos eficazmente assistidos por vós em nossa enfermidades tanto do corpo como da alma procurando imitar – vós fielmente nas virtudes de que fostes vivos modelos . assim seja .
Esta prece é indicada para espíritos fujão se coloca a criança na frente da umbanda com uma vela branca na mão da criança pedindo aos Cosme a permissão deste espírito continuar na terra junto de seus pais pedindo a misericórdia ao pai oxalá .
Entidades espirituais são espiritos de alta ,media e baixa faixa vibratória em ascensão e evolutiva ou não no plano espiritual.
Entidade é o espirito de luz que procura guiar os homens afastando-os maus caminhos representando o orixa de cabeça do medium podera ser um caboclo ou preto velho.
Protetor é um espirito que passou pela vida terrena e deseja obter mais luz fazendo o bem promovendo a paz entre o homem que vivem ainda no plano material podera ser um exu macho ou femia .
Egum é um espirito sem luz ou pouca luz de um desencarnado
Falanges são grupamentos de espiritos que atuam no plano espiritual recebendo a falange o nome de seu chefe.
Legiões o mesmo que falanges porem espiritos em faiza evolutiva superior.
Linhas o mesmo que legiões porem espiritos ou divindades que não necessitam mais de evolução espirituais .
Cumprimento ombro a ombro quando um guia cumprimenta um consulente ou um assistente com o bater de ombro isto é sinal de igualdade, fraternidade,e grande amizade.
Pontos de segurança são os pontos que riscam e cantam no inicio da seção tem a finalidade como o proprio nome já diz trazer segurança para os trbalhos daquela seção tais pontos impendem a intromissão de espiritos maléficos sem os pontos os trabalhos realizados na seção ficariam nulos ou perdem o efeito.
Amaci : são ervas frescas maceradas na agua limpa de cachoeira ou nascente que tem por finalidade a lavagem de cabeça , para tranquilizar a mente de seus filhos de pembe.
Modo de preparo para lavar a cabeça e preparar imagens e guias
Sete ervas sete pembas ori guarana , mel, cabeça.
Imagens e guias : sete ervas mel alfazema ori sete pembas guarana ,dentro da mata no cacicado com as bebidas de cada caboclo .
Exemplos: ogum cerveja branca
Xango cerveja preta
Oxosse rompe mato sete flexa tupinamba arranca toco vinho moscatel
Pretos velhos vinho tinto suave.
Povo de mata em geral e iemanja oxum iança guarana .
As imagens só pode ser cruzadas com bebidas somente no apronte do filho dentro da mata ou na terreira conforme a ordem do cacique da casa .
Formação da umbanda
Caboclos
1 pombo do oxala representado pelo espirito santo
2 pai oxala representa jesus cristo
3 iemanja
4 oxum
5 ogum megê beira mar (patrono da umbanda )
6 iança
7xango
8 povo de mata jurema rompe mato ubirajara ogum das matas etc....
9 pretos velhos
10 cosmes e damião
11 povo de oriente
Esses são os principais podendo acresentar mais imagens a sua umbanda a seu criterio.
Saudação da umbanda
Salve pai oxala
Salve mãe iemanja
Salve mãe oxum
Salve ogum e iança
Salve
Salve povo de mata
Salve os pretos velhos
Salve as crianças
Salve a umbanda
Salve a quimbanda.
02
Abertura da umbanda
Oração do pai nosso da umbanda
Pontos
Santo antoio que é de ouro fino
Com a chave de são pedro
Saudação ao pai oxala velhinho ,oxala com ode
Hino da umbanda
Ponto de defumação
Ponto do cacique da casa
Pontos dos caboclos ogum iança xango povo de mata iemaja oxum
No meio da seção chama-se as pessoas para tomar passe
Continua-se a seção .
O termino da seção encera-se com o ponto santo antonio suspende a bandeira e amos encerrar com a chave de são pedro vamos encerrar nos trabalhos salve o povo de aruanda.
Bate a cabeça no gongal filho de umbanda pede benção ao oxala lá na arunda
Adeus umbanda adeus lindo gongal ..........
01
As setes lagrimas de um Preto velho
Num cantinho de um terreiro sentado num banquinho fumando o seu cachimbo um triste preto velho chorava.
De seus olhos molhados esquisitos lagrimas desciam-lhe pela face e não sei porque contei-as foram sete.na contida vontade de saber, aproximei e interroguei-o fala meu preto velho diz ao teu filho porque externas assim tão visivél dor? Ele suavimente respondeu:estas vendo esta multidão que entra e sai as lagrimas contadas estão distribuidas a cada uma delas .
A primeira eu dei a estes indiferentes que aqui vem em busca de distração , para sairem ironizando aquilo que suas mentes ofuscadas não podem conceber.
A segunda , a esses eternos duvidosos que acreditam , desacreditando na expectativa de um milagre que os façam alcamar aquilo que seus proprios merecimentos negam.
A terceira distribui aos maus, aqueles que somente procuram a umbanda em busca de vingança desejando sempre prejudicar ao semelhante.
A quarta aos frios e calculistas que sabem que existe uma força espiritual e procuram beneficiar –se dela de qualquer forma ,e não conhecem a palavra gratidão.
A quinta chega suave tem o sorriso , o elogio da flor dos labios mas se olharem bem seu semblantes verão escrito creio na umbanda nos teus caboclos mas somente se resolverem o meu caso ou me curarem disto ou daquilo.
A sexta eu dei aos fúteis que vão de centro em centro , não acreditam em nada buscam aconchego , conchavos e seus olhos revelam um interesse diferente.
A setima filho notas como foi grande e como deslizou pesada ?foi a ultima lágrima aquela que vivé nos olhos de todas .os orixas fiz doação dessa aos mediuns vaidosos que só aparecem no centro em dia de festa e faltam as doutrinas.esquecem que existe tantos irmãos presisando de caridade e tantas criancinhas precisandode amparo material e espiritual .
Assim filho meu foi para esses todos que vistes cair uma a uma.
Conta essa historia que após este preto velho a tristeza foi tamanha que nunca mais ele veio a terra .
Jurema caçadora
Jurema é uma Cabocla, sendo igualmente uma entidade espiritual que trabalha na linha de Oxossi, é uma "cabocla", ou divindade evocada no Catimbó, cultos afro-brasileiros e mais recentemente na muito prestigiada e respeitada na Umbanda. Entidade Guia - Chefe da Linha de Oxossi.
Jurema trabalha na legião constituída de grandes entidades espirituais, espíritos puros que amparam os sofredores e mais necessitados, utilizando o processo de passes-cura através das ervas e pontos riscados.
jurema e a intidade Chefe Cabocla Jurema, quando trabalha, atrai a presença de vibrações de todos as Caboclas Jurema, ou seja, Jurema da Cachoeira, Jurema da Praia, Jurema da Mata etc, pois na realidade todas são uma única vibração que trabalham com os ambientes da natureza. ex: Sol, Lua, Chuva, Vento,mata .
Jurema trabalha dentro da necessidade de cada pessoa, transmitindo coragem e energia e sempre orientando o devoto com palavras sábias e conforto para os devotos que sofrem de enfermidades.
Chame pela pela cabocla jurema nas horas de dificuldade, pois essa cabocla sempre estará ali para ajudar seus filhos de Fé.
Fundamentos de umbanda
frentes de caboclos
Significado das cortinhas ok
Tipos de mediunidades ok
Falanges ok
Legiões ok
Dotrinas ok
Historias de caboclos e pretos velhos ok
Amacis ok
Significados das ervas ok
Lavagem de cabeça ok
Cruzamento
Chacras ok
Batismo
Humildade na religião ok
Orações ok
Denominações da umbanda ok
Setes linhas da umbanda ok
A história da umbanda ok
Hiercarquia de caboclos ok
Banhos
Defumações
Seções de umbanda
Obrigações de mata e praia ok
Transporte sem sair de casa
Regreção com preto velho ok
Cirurgia pelo espaço ok
Obrigação de mata
A obrigação de mata começa uma semana antes tomando sete banhos de descarga de sete ervas ,não pode beber bebidas alcolica,
Os filhos devem no dia da mata vir para terreira bater a cabeça após arruamar tudo para viagem sem brigas ou desavenças com irmão pois estão de obrigação.chegando da mata montar o gonga todas as imagens no seu lugar devido colocar frutas flores ,as frentes dos caboclos e pretos velhos demarcar os setes lugares preparar o amaci com a agua da cachoeira todos os filhos de branco a mata bem decorada para os caboclos deixar ao lado da umbanda uma tabua pemba branca , mel defumador .
Após arrumar tudo começamos o ritual de umbanda se forma a corrente e se inicia a seção o cacique da casa responde e os demais também depois de todos os caboclos chegarem começa o reforço o caboclo vai embora para o filho realizar seu reforço também pode dependendo do cacique ou outos motivos o caboclo responde após o filho fazer o reforço isto depende o que as intidades estão buscando para os mesmos.o calçamento da mata não pode faltar a frente do ogum ,xango,oxum ,iança.
Se for um cacicado é calçado a mata e o caboclo risca seu ponto nos setes lugares após ganhar sua coroa e suas armas é batizado pelos patrinhos e abençoados pelo preto velho da casa.
Após todos os filhos da corrente vão bater a cabeça para o cacique novo.depois de terminar a cerimonia e encerado a umbanda os filhos arrumam tudo para ir embora e voltam para terreira organizar tudo bater cabeça, após tres dias volta para aliviar a cabeça .
A obrigação sempre marcada em dezembroantes do natal .
Espero que este ritual que esta morrendo seja passado para as pessoas acreditar num ritual antigo sendo levado paras proximas gerações.
Obrigado Mãe denise
Obrigação de praia
Começa também uma semana antes com sete banhos de sete ervas os filhos vem pra terreira preparar as frentes de iemanja oxum oxala, e demais frentes como iança cosme ogum beira mar .frutas
Após isso os filhos batem cabeça e seguem viagem para praia la chegando é feito a estrela ou uma ancora e montado o conga ,com as imagens e a almofada para bater a cabeça,voltamos para começar a abertura do cruzeiro que não é o ritual da umbanda e sim da nação pois a casa tem nação é da iemanja.
Abrimos o cruzeiro com bara agelu com frente e muita pipoca até a beira do mar após largamos na agua as frentes de iemanja oxum oxala.após começamos os trabalhos de umbanda é formada torna corrente na beira da praia os caboclos vão chegando é realizado o reforço de praia, nunca fazer o reforço no filho encorporado para filhos que não tem obrigação de nação.
Após termino da cessão o incerramento é largado na beira do mar e nas mãos dos filhos só o mel .talco.leite e um casal de pombo para oxala pedindo a benção ao pai maior e proteção pelo ano que vai entrar esta obrigação é realizada antes quaresma .
Sempre obedeça o que sua intidade vai acrecentar no ritual o que esta fora deste documento também é valido .
Após setes anos de obrigação de mata e praia o filho se torna um diretor espiritual
Exceção se o filho fizer a obrigação maior na nação 4 pé
Cirurgia pelo espaço
Quando uma pessoa consulta com pretos velhos e ele receita um tratamento tanto com substancias alimentares ervas chás, pode ser que não presise de cirurgia espiritual.
Mas quando é recomenta uma cirurgia o processo é o seguinte .
Primeiro o filho deve tomar um banho de sete ervas
Colocar uma roupa branca , dormir em roupa de cama branca também .a intidade pode usar tesoura , pemba,ervas defumação,velas brancas .
Pode também fazer um breve e a pessoa guardar com sigo ou plantar em uma figueira,ou guardar dentro da sua propria cortinha , quando é realizado isso certamente a pessoa é perseguida por larvras espirituais.
Dependendo do tipo de cirurgia tem o resguardo após e a revisão .
Toda a cirurgia tem suas reações e complicações pos operatoria .
Mas todo procedimento depende do merecimento de cada pessoa.
Por isso não fique frustrado por não obter o melhor resultado .o diretor espiritual não é responsavél pelas más condutas de filhos ou pessoas que procuram a terreira.
Regreção com pretos velhos
O preto velho quando marcar uma regreção sempre tem um motivo forte geralmente é para mostrar seu erros que esta vivendo nesta vida porque são reflexos da vida passada que trazemos para essa.
O filho tem que se preparar tomando banho de sete ervas não ingerir bebida alcolica , seguir corretamente oque preto velho vai pedir e fazer , o diretor espiritual começa fazendo uma chamada na umbanda para a intidade chegar para trabalhar e começar a regreçaõ ,coloca-se um colchão no chão com roupa de cama branca, o medium também com roupa branca , a umbanda tem que estar iluminada e ter muito cilêncio dentro da terreira nunca sera feita a regreção nas seguintes formas , na escuridão pessoa com roupas pretas , terreira cheia esse é um ritual é restrito apenas um cambono a intidade e o medium .se a pessoa estiver com maus espiritos também não se faz tera que ser eita uma limpeza antes da regreção.
A sexta feira santa
O ritual da sexta feira santa é fundamento mais antigo da umbanda
O começa uma semana , antes com os banhos de sete ervas e realizando uma mesa sagrada dentro da casa dos filhos com os setes sereais ex: aveia, trigo,ervilha ,etc..um copo de agua um copo de vinho tinto suave um pedaço de pão um pedaço de peixe frito não comer mais depois da meia noite de quinta pra sexta .na sexta feira santa os filhos levantam e vem direto para terreira em jejum ao meio dia em ponto senta-se no chão com uma toalha branca os pãos,vinho,e peixe são dividos entre todos começa com pai nosso todos comem em silêncio após terminar a diretora espiritual lava as mãos e pés dos filhos e por ultimo um filho lava as mãos e pés da mãe de santo. Sexta feira santa é dia de fazer simpatias para bronquites asmas em geral.
No sabado sera rompida a aleluia .
Deixar o que sobrou da mesa santa por uma semana na umbanda após despachar no verde somente a agua deixar para se alguem chegar com algum mal estar dar agua para o mesmo.pois a agua esta abençoada .o filho que não vier em jejum sera penalizado pelos caboclos dos mesmos tem respeitar a tradição da umbanda mesmo porque o filho que fizer tudo certo podera ter dentro do seu merecimento a visão do espirito santo na mesa sagrada.
Coroa de Preto-Velho
A fumaça que sai do meu cachimbo,
forma nuvens quando encontra o céu,
e das lágrimas que me caem do rosto,
nascem rios que correm sem gosto,
formando na terra o mais belo ilhéu.
Sou preto, sou velho, fui escravo,
fui por Deus coroado.
Hoje espalho no mundo mensagens de fé,
trazendo esperança com minha humildade,
deixando sementes de caridade,
secando a mentira e regando a verdade.
Trago comigo arruda e guiné,
caminho descalço em cima de espinho,
quebro mironga e curo doença,
habito cabana ao pé de cruzeiro,
trabalho aqui e no mundo inteiro.
Sou preto, sou velho, fui escravo,
venho por Deus ordenado
Senhor, Nosso Pai, que sois o Poder, a Bondade, a Misericórdia, olhai por aqueles que acreditam em Vós e esperam por vossa bondade, poder e misericórdia. Dá Pai, aos que vacilam ao Vosso Poder, na Vossa Misericórdia e Bondade, a clareza de pensamento e abri-lhes, Senhor, os olhos para que pratiquem sempre o bem, a caridade para com os outros dentro da humildade de Vossa Sabedoria, reconhecendo assim a Vossa Existência, Poder e Misericórdia, bem assim, o Vosso Reino. Senhor, perdoa aqueles que a escuridão ainda não deixou ver os erros cometidos na sua passagem terrena. Dá, Senhor, a eles que sofrem a luz de Seu imenso Amor e da Sua Sabedoria. Que a sua luz nos ilumine neste mundo e em outros que ainda desconhecemos, e em todos os lugares por onde passarmos nos proteja. Oh ! Meu Pai Santíssimo !! A nós pecadores, aceita o nosso arrependimento dos erros que temos cometido. Pai, pela sua sagrada bondade e paixão, consenti que caminhe até vós pelo caminho da perfeição. Dá Senhor, orientação perfeita no caminho da virtude, único caminho pelo qual devemos trilhar. Misericórdia aos nossos inimigos. Perdão a todos os nossos erros, e que Vossa Bondade não nos falte hoje e sempre� Amém�.
Meu bondoso Preto-Velho!
Aqui estou de joelhos, agradecido contrito, aguardando sua benção.
Quantas vezes com a alma ferida, com o coração irado, com a mente entorpecida pela dor da injustiça eu clamava por vingança, e Tu, oculto lá no fundo do meu Eu, com bondade compassiva
me sussurravas ESPERANÇA.
Quantas vezes desejei romper com a humanidade, enfrentar o mal com maldade, olho por olho, dente por dente, e Tu,
escondido em minha mente, me dizias simplesmente:
� Sei que fere o coração a maldade e a traição, mas, responder com ofensas, não lhe trará a solução. Pára, pensa, medita e ofereça-lhe o perdão. Eu também sofri bastante, eu também fui humilhado, eu também me revoltei, também fui injustiçado.
Das savanas africanas, moço, forte, livre, num instante transformado em escravo acorrentado, nenhuma oportunidade eu tive. Uma revolta crescente me envolvia intensamente, por que algo me dizia, que eu nunca mais veria minha Aruanda de então, não ouviria a passarada, o bramir dos elefantes, o rugido do leão, minha raça de gigantes que tanto orgulho tivera, jazia despedaçada, nua, fria, acorrentada num infecto porão.
Um ódio intenso o meu peito atormentava, por que OIÀ não mandava uma grande tempestade? QueXangô com seus raios partisse aquela nave amaldiçoada, que matasse aquela gente, que tão cruel se mostrara, que até minha pobre mãezinha, tão frágil, já tão velhinha, por maldade acorrentara. E Iemanjá, onde estava que nossa desgraça não via, nossa dor não sentia, o seu peito não sangrava? Seus ouvidos não ouviam a súplica que eu lhe fazia? Se Iemanjá ordenasse, o mar se abriria, as ondas nos envolveriam; ao meu povo ela daria a desejada esperança, e aos que nos escravizavam, a necessária vingança.
Porém, nada aconteceu, minha mãezinha não resistiu e morreu; seu corpo ao mar foi lançado, o meu povo amedrontado, no mercado foi vendido, uns pra cá, outros pra lá e, como gado, com ferro em brasa marcado.
Onde é que estava Ogum? Que aquela gente não vencia, onde estavam as suas armas, as suas lanças de guerra? Porém, nada acontecia, e a toda parte que olha, somente um coisa via� terra.
Terra que sempre exigia mais de nossos corpos suados,
de nossos corpos cansados.
Era a senzala, era o tronco, o gato de sete rabos que nos arrancava o couro, era a lida, era a colheita que para nós era estafa,
para o senhor era ouro.
Quantas vezes, depois que o sol se escondia, lá no fundo da senzala, com os mais velhos aprendia, que no nosso destino no fim não seria sempre assim, quantas vezes me disseram que Zambi olhava por mim.
Bem me lembro uma manhã, que o rancor era grande, vi sair da casa grande, a filha do meu patrão. Ingênua, desprotegida, meu pensamento voou: eis a hora da vingança, vou matar essa criança, vou vingar a minha gente, e se por isso morrer, sei que vou morrer contente.
E a pequena caminhava alegre, despreocupada, vinha em minha direção, como a fera aguarda a caça, eu esperava ansioso, minha hora era chegada. Eu trazia as mãos suadas, nesse momento odioso, meu coração disparava, vi o tronco, vi o chicote, vi meu povo sofrendo, apodrecendo, morrendo e nada mais vi então. Correndo como um possesso, agarrei-a por
um braço e levantei-a do chão.
Porém, para minha surpresa, mal eu ergui a menina, uma serpente ferina, como se fora o próprio vento, fere o espaço, errando, por minha causa, o seu bote tão fatal; tudo ocorreu tão de repente, tudo foi de forma tal, que ali parado eu ficara, olhando a serpente que sumia no matagal.
Depois, com a criança em meus braços, olhei meus punhos de aço que a deviam matar� olhei seus lindos olhinhos que insistiam em me fitar. Fez-me um gesto de carinho, eu estava emocionado,
não sabia o que falar, não sabia o que pensar.
Meus pensamentos estavam numa grande confusão, vi a corrente, o tronco, as minhas mãos que vingavam, vi o chicote, a serpente errando o bote� senti um aperto no coração, as minhas mãos calejadas pelo machado, pela enxada, minhas mãos não matariam, não haveria vingança, pois meu Deus não permitira que morresse essa criança.
Assim o tempo passou, de rapaz forte de antes, bem pouca coisa restou, até que um dia chegou e Benedito acabou�
Mas, do outro lado da morte eu encontrei nova vida, mais longa, muito mais forte, mais de amor e de perdão, os sofrimentos de outrora já não importam agora, por que nada foi em vão
Fomos mártires nessa vida, desta Umbanda tão querida, religião do coração, da paz, do amor, do perdão
ACHE DE COSME PARA ENGRAVIDAR
MATERIAL
-1 par de sapatinhos ou meinhas de nenê (de qualquer cor)
- balas
Encha um dos pés do sapatinho ou meinha com balas e leve em um jardim, dizendo:
"São Cosme e São Damião, ofereço este sapatinho/meinha cheio de balas pra vocês, pois eu tenho vontade de ser mãe. Se eu conseguir engravidar encho o outro pé e dou para vocês."
Assim que conseguir a graça, deve voltar ao mesmo lugar e depositar o outro pé cheio de balas
ENGRAVIDAR
Decore o prato com canjica amarela, 02 madereiras com a água da canjica adoçada com açúcar e mel (pode-se acrescentar flores). Leve em um jardim florido e peça pa Oxum que seu desejo se realize.
BANHO PARA LEVANTAR O ASTRAL
MATERIAL
- Aguá;
- Perfume;
- Oleo de amêndoas;
- Folhas de laranjeiras;
- Pétalas de flores amarelas;
- Mel;
Ferva todos os ingredientes em uma panela, depois faça o banho do pescoço para baixar pedindo a Mãe Oxum para trazer alegria e felicidade. Faça esse banho sempre aos sábados.
Esta oferenda consiste em estabelecer a harmonia profissional e financeira.
IANÇA
MATERIAL
- 01 Abóbora
- 01 Garrafa de mel (dependendo do tamanho da abóbora)
- Moedas
- 01 pano branco virgem
Escolha uma abóbora (redonda). Retire a tampa (corte com uma faca grande). Extraia as sementes (que poderam ser jogadas na terra) raspando as laterais com um garfo.
Coloque um punhado de moedas dentro da abóbora, dizendo: "quero ter minha vida financeira reestabelecida novamente".
Cubra com o mel. Coloque mais um punhado de moedas e diga: " obrigada(o) por minha melhora profissional, replata de abundância". Coloque mel novamente.
Feche a tampa da abóbora. Envolva a abóbora com um pano branco. Dê um laço.
Deposite a oferenda embaixo de uma árvore frondosa. Ao colocar bata por três vezes a abóbora no solo.
Doutrina de caboclos
Missão do cacique fora da terreira é quando um caboclo fica pronto na umbanda .
A missão do cacique fora da terreira é aprontar os caboclos dos filhos passando o aprendizado e ensinamento , e passando no decorrer de seu aprendizado as provas impostas pelo cacique da casa , para que os caboclos evoluem também , umas das provas é dentro de hospitais com pessoas que estão com uma doença muito grave , mas não é hora da pessoa morrer , ou durante um coma profundo , então uams das provas desses caboclos são ou curar claro com a permissão de oxala ou levar para o hospital espiritual para curar a alma da pessoa que esta em coma se for bem sucedido durante seu percurso , passou pelas primeiras provas .
Assim são os pretos velhos cosme fora da terreira espiritos de luz andam dentro dos hospitais trabalhando prestando caridade ou até mesmo buscando definitivamente pessoas que chegaram sua hora .
A quaresma é pior epoca do ano para os caboclos porque nessa epoca existe muitas larvras espirituais nos caminhos dos filhos o trabalho é dobrado enquanto os orixas vão para guerra , os caboclos lutan aqui na terra com legiões espirituais , é os exus ficam com os filhos durante a quaresma protegendo das trevas que tentam se aproximar dos filhos por isso é muito importante que as pessoas façam sua parte que são : não acender velas dentro de casa , ficar até muito tarde na rua comer comidas de egum não beber ate cair se todos fizerem sua parte não aconteceria tanta desgraças se cuidarem nesta epoca tudo acontence com muita mais frequencia .
Xangô das matas - batata-doce, espigas de milho verde, postas de coco ou abóbora; cerveja preta ou vinho misturado com leite de coco; charuto ou cigarro de palha; velas marrons e flores.cachoeira ou pereiras.
Ogum – aimpim, frutas diversas, fumo na forma de charutos ou cigarros de palha, velas na cor verde,vermelha,brana, espada de São Jorge, flores como “crista-de-galo, palmas vermelhas etc, cerveja branca ou vinho misturado com chá preto. O melhor dia seria segunda feira Os locais de entrega podem ser na mata ou na beira da praia, dependendo se o caboclo trabalha com o mar ou com a mata (Ogum Beira-Mar, Sete Ondas etc trabalham com Mar; Ogum Rompe-Mato, 7 Espadas etc trabalham com Mata).
Oxóssi – mel de abelha, frutas, hortelã, cerveja branca, vinho,moscatel, charutos ou cigarros de palha, velas verdes, folhas de bananeira. Melhor dia Sexta-feira e o local é a mata.
01
Yorimá (pretos-velhos) – tutu de feijão, milho, abóbora, farinha torrada com sal, café amargo ou vinho tinto, flores e frutas diversas, arruda, cachimbo e fumo de rolo, velas brancas ou brancas e pretas . Melhor dia é segunda feira e o local mais apropriado é na Mata, na base do tronco de árvores frondosas.figueiras.
Yori (crianças) – cocadas, doces diversos, maçã, amendoim, sucos, refresco de guaraná, manjar branco, velas cor-de-rosa, azuis ou brancas. Rosas, flores diversas e frutas diversas.Melhor dia: Quarta-feira Os locais mais indicados são os campos abertos e os jardins floridos, pracinhas.
Ogum sete espada
Sete mangas espadas ,sete cravos vermelhos,cerveja branca ,água mineral,(regar as frutas e a couve)
Sete velas branca e vermelha ,sete folhas de couve arrumada em circulo para servir de suporte
Ogum megê
Bandeja,papel de ceda verde , vermelho,branco,pipoca, laranja, costela com 3 ou 7 ossinhos frita no azeite normal sem tempero farofa feita com cebola picada e frita com farnha de mandioca , velas na cor do ogum , local campo aberto cuzeiro de mato.
02
Ogum megê da linha das almas
Milho pipoca costela com 7 ossinhos 7 azeitona farofa 7 velas verde vermelha e branca local porta da calunga cruzeiro aberto,mato fechado.
Qualquer ogum da linha do megê
Sete ou tres ossinhos farofa 7 folhas de alface 7 rodelas de tomate, 7 rodelas de cebola 7 rodelas de laranja , charuto cerveja ,local verde campo aberto dentro da mata .
Ache para dinheiro do Pai ogum
Colocar uma ferradura na porta da frente pegar 7 pedaços de Imã e grudar na ferradura , a feradura é pregada do lado de fora virada para rua no meio da ferradura é colocado uma moeda de maior valor virado para rua .
Abertura de preto velho para conseguir trabalho.
Vassoura de guamchuma , comida de preto velho vinho , palheiro,9 velas branca , na volta da figueira, colocar 9 vassoura de guanchumba e as 9 velas acessas deixando aberto no meio virado para pessoa fazer a chamada para os pretos velhos.
Ache de agradecimento saúde
Fazer todas as comidas de pretos velhos acender 7 velas brancas 7 charutos 7 palheiros 7 copos vinho suave , fazendo uma mesa na figueira com um pano branco pedindo ou agradecendo.
03
Limpeza de umbanda
7 vara de marmelo,espada de ogum e iança , pacote de pipoca,pacote com pipoca 7 rodelas de batata doce ,polvora ,7 ervas mel mel e perfume alfazema 7 velas brancas .
Cigano de oriente ache para conseguir emprego
17 suspiros , 7 velas coloridas, meio metro amorim branco,um pedaço de papel verde ,escreva o pedindo no papel verde com o seu nome no pé de uma arvore que esteja em crecimento , forre o amorim no pé dessa arvore coloque o papel verde o pedido em cima do amorim arrume os suspiros no amorim acenda as velas em volta fora do pano qualquer dia d semana.
Frente da cigana soraia
Arroz doce , frutas , frutas cristalizada, mel , champãe velas coloridas bandeja papel de ceda rosa .local entregar numa praça colocar o arroz doce no meio da bandeja no meio do arroz colocar as frutas cristalizadas na volta as frutas ao lado da frente a champãe servida velas e cigarros .
Frente de caboclo sete flexa
Sete peras d agua sete pedaços de melão,um cacho de uva verde, sete velas verde e branca, sete rosas brancas, vinho moscatel , cigarros .
04
Frente da cabocla jurema caçadora
Flor do campo , sete folhas de louro, tres peras, tres maças verdes,tres pessegos,tres batata doce cozida, tres espiga de milho cozida , sete velas verde e amarela, sete moedas dourada,peixe assado no olé de oliva , vinho moscatél,ou guarana .
Frente de arranca toco
Folhas de samanbaia,setes frutas doces, sete moedas douradas lavadas e secas nas ervas, sete mandioca cozida sete batatas doces cozidas, um copo de barro vinho licorioso, sete velas verdes um arco e flexa pequena.
Caboclos de mata em geral
Frutas ,guarana,charutos,cigarros,mel,flores do campo e gravos cerveja preta cerveja branca,vinho moscatel perfume alfazema.
Frente da iança:
Bandeja media papel de ceda rosa pipoca sete rodelas de batata doce frita no azeite normal, maça sete velas cor de rosas.
Abertura de cruzeiro com ogum megê
Frente do ogum sete espadas de são jorge, sete varas de marmelo, sete charutos acesos,pipoca sete velas verde vermelho e branco sete copos de cervejas branca .
05
Ache de preto velho
Uma garrafa de vinho tinto suave
12 ovos de codorna
Mel
Um prego enferrujado
Mode de fazer misturar tudo junto enterar por sete dias após tomar um calice antes das refeições.